Evolução da moeda bitcoin 

Negócios

Evolução da moeda bitcoin 

A evolução da moeda bitcoin começa nos anos de 2007 e 2008, sendo esta a primeira moeda virtual do mundo dando os seus primeiros passos em uma época em que ocorreu uma das maiores crises financeiras da história. Mas, em 2007 o Satoshi Nakamoto foi quem começou a desenvolver o conceito de Bitcoin.

Já em 2008, o site Bitcoin teve o seu registro de forma anônima e o projeto começa a ser lançado também no Sourceforge.net, a qual é uma plataforma que distribui e desenvolve softwares open-source.

Assim, todos os investimentos em bitcoin já não eram mais consideradas coisas de nerds, e foram conquistando as pessoas que aos poucos começaram a entender de tecnologia e das aplicações mais arriscadas, como a bolsa de valores.

Saiba mais sobre a evolução da moeda bitcoin

Com a evolução da moeda bitcoin os ganhos começaram a ser muito grandes e atraíram investidores para a moeda virtual. No entanto, para certos economistas e para o Banco Central Brasileiro, o bitcoin era considerado uma bolha financeira, ou seja, um investimento que não era recomendado devido aos riscos que não se podia ponderar.

Diferente das outras moedas, como o real e o dólar, o bitcoin não é emitido através do Banco Central de determinado país, pois o responsável pela sua criação é um complexo programa de computadores.

Assim, os investidores compram e vendem bitcoins, ganhando ou perdendo determinado valor conforme a demanda pela moeda, o que é uma maneira bastante parecida com ações que são vendidas na bolsa de valores.

Além disso, o bitcoin é normalmente utilizado para a compra de produtos ou de serviços físicos, no entanto, também pode ser usado para troca nas casas de câmbios por outros tipos de moedas.

Em relação ao público que compra bitcoin pode-se dizer que ele é bastante diferenciado atualmente, reunindo tantos as pessoas que são mais bem informadas sobre aplicações financeiras como os investidores iniciantes.

Quanto a história do bitcoin, no ano de 2009 teve o lançamento do Bitcoin 0.1 e no final deste mesmo ano já surgiu a segunda versão, a Bitcoin 0.2. Assim, neste ano teve o marco da primeira transação de moedas que já foi feita na história do bitcoin.

Já em 2010, o mercado em relação ao bitcoin já teve o seu estabelecimento onde já era possível comprar e vender bitcoins, e a primeira compra real de um produto com esta moeda virtual foi realizada na Flórida, nos Estados Unidos.

No mesmo ano de 2010, em julho teve-se a criação do Bitcoin 0.3 e em novembro o valor total que foi negociado nesse mercado já ultrapassava mais de um milhão de dólares.

Mas, em agosto de 2010 ocorreu uma falha no sistema bitcoin que foi descoberta e usada para a criação de mais ou menos 184 bilhões de bitcoins, sendo esta a primeira vulnerabilidade enfrentada pelo sistema.

No entanto, em dezembro de 2010 teve-se o lançamento do Bitcoind, o qual foi o primeiro aplicativo para a realização de transações bitcoins em sistemas mobile.

A partir daí o crescimento do bitcoin foi vertiginoso, e em 2013 teve-se o lançamento da versão 0;8, em que o valor total de mercado do bitcoin já tinha ultrapassado mais de um bilhão de dólares em San Diego, na Flórida, e com isso, o primeiro ATM para bitcoins teve a sua instalação.

No mesmo ano de 2013 teve ainda o lançamento da Black Friday de Bitcoins, onde era uma Black Friday somente de transações com a moeda virtual. Além disso, outro grande marco do bitcoin foi a aprovação pela Universidade de Nicósia, no Chipre, em que os bitcoins eram uma forma de pagamento de mensalidades escolares.

Portanto, com a evolução da moeda bitcoin, diversas lojas e empresas já aceitam a moeda virtual nas suas transações e a tendência é que a moeda virtual se popularize cada vez mais conforme seja vencida as resistências culturais entre as empresas e os consumidores.

 

SAIBA MAIS: